Acessibilidade na web

Postagem: 26/05/2017

#FalaÍntegra

         A Internet é uma enorme rede de computadores criada a partir de um conjunto de regras e protocolos, que permite a interconexão de milhares de computadores no mundo todo. É a rede que nos permite consultar páginas digitais.

         Atualmente há uma crescente sobre o tema acessibilidade na web. Entre os usuários e os desenvolvedores.

         Bom, o termo acessibilidade na web refere-se à prática inclusiva de fazer sites que possam ser utilizados por todas as pessoas, com deficiência ou não. Quando os sites são corretamente desenvolvidos, estruturados e editados, todos os usuários podem ter acesso.

         Para garantir a acessibilidade na web há um conjunto de padrões e recomendação da W3C (World Wide Web Consortium – consórcio responsável pelo controle de regras e padrões da internet) que nós, desenvolvedores, devemos seguir. As regras mais importantes são:

  1. Boa estruturação e validação do código HTML & CSS;
  2. Separação do site em camadas: conteúdo, apresentação e comportamento;
  3. Código HTML Semântico.

         A primeira coisa que nós buscamos é a validação de seus códigos nas plataformas da W3C. Basicamente, ter um código válido significa que o código está escrito de acordo com os padrões, sem erros de sintaxes.

         A estrutura de uma página é determinada pelos textos, tabelas, formulários etc. Com a separação do site em camadas, testamos como está o nosso site sem os scripts de interatividade e códigos de estilização.

         Por fim, um código semântico significa que as marcações HTML utilizadas no desenvolvimento do site foram destinadas ao seu correto propósito. Por exemplo, a tag h1 do HTML foi, de fato, utilizada para marcar um título de importância nível um.

         Quando o desenvolvedor segue os padrões sugeridos para transformar a internet em uma web acessível, é um salto profissional e pessoal. Pensar na web como um todo é uma excelente maneira de trabalhar a inclusão social.

 

 

Alberto Aguiar
Desenvolvedor Web

Por: Integra Comunicação Estratégica

Design x Produção Musical: vida dupla de criação

Por: Integra Comunicação Estratégica

Sou mãe e também sou publicitária

Por: Integra Comunicação Estratégica