A direção de arte nas redes sociais

Postagem: 26/06/2017

#FalaÍntegra

            Nas redes sociais considero que seja necessário representar a marca visualmente de forma natural para que o usuário/consumidor se identifique com a mensagem que a empresa deseja passar. Quando mostramos uma marca muito institucional, com imagens muito tratadas pode acabar passando a ideia de algo sem proximidade com a realidade, algo fake dependendo do nicho.  É mais válido investir num visual natural/despretensioso aliado a atitudes coerentes do que tentar passar uma imagem muito além do que o seu público realmente quer e espera da marca. A publicidade nas redes sociais é muito mais do que a marca mostra para o consumidor.

            O formato da postagem também conta na hora de passar a mensagem pretendida. Primeiro é importante saber como a marca se posiciona nas redes sociais, qual é a sua voz e qual o seu objetivo nesse meio. Algumas marcas se dão melhor com os posts em formato de GIF (imagens animadas), outras necessitam de vídeo para encantar o cliente e outras fazem uso dos anúncios patrocinados. Tudo depende do seu comportamento como marca e o que você espera conseguir com aquela postagem. É por meio delas que os consumidores irão dar suas opiniões ou compartilhar, enfim de fato interagir com a marca.

            Claro que falando em rede social estamos em um local em que a competição pela atenção do usuário é acirrada, são milhares de marcas e pessoas dividindo uma mesma plataforma. O uso do aparelho móvel é grande maioria entre os usuários portanto estamos também competindo com informações externas. Para isso a mensagem precisa ser direta, tanto em texto como no visual. O consumidor precisa olhar, ficar instigado e conforme esperado, interagir com a marca com  intenção de compra.

            Pode-se perceber no exemplo abaixo que o brechó infantil, que mais do que apoiador da sustentabilidade age em cima disso levando roupas novas e seminovas de qualidade a um preço acessível; tudo isso apresentado ao público de uma forma alegre, leve e descontraída.

            O próprio Facebook orienta em relação à quantidade texto (20% da área total) da postagem, pois nesse universo as postagens com muito texto tendem a ser ignoradas pelos usuários. Portanto como objetivo geral para as redes sociais ser verdadeiro e coerente é com certeza a melhor escolha.

 

 

 

Lais Costa
Diretora de Arte

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